"Vou passar pela vida só uma vez: por isso, qualquer coisa boa que eu possa fazer ou, alguma amabilidade a algum ser humano, devo fazer agora, porque não passarei de novo por aqui." (Md.Tereza de Calcutá)

Seguidores

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Caixa de chá em Mosaico, como fazer

Esta caixa de chá foi feita com pastilhas de cerâmica e apliques de cerâmica que comprei em Curitiba no "Armazém da Ordem" uma loja bem legal que sempre visito quando vou a Curitiba. Em mais informações você que está querendo começar nesta arte  poderá ver como se faz um mosaico simples e depois de fazer o primeiro as ideias começam a borbulhar e muita coisa linda se pode fazer pois o mosaico permite muita variação e dá asas a imaginação.

 Você vai precisar:
-1 caixa de chá
-pastilhas de cerâmica ou vidro em duas cores,se for usar as pastilhas sem quebrá-las como eu fiz, mas se for fazer com as pastilhas quebradas ou cortadas em triângulos faça numa só cor.
-Apliques usei bule e xícara, mas pode ser outro motivo como flores.
-cola para madeira Cascorex rotulo azul (é mais forte)
-Rejunte na cor desejada ou que combine com as pastilhas (O rejunte deve ser na cor predominante do trabalho)
-Esponja e pano para limpeza
-Cera de carnaúba
-Fita crepe
Ao trabalho...
-Primeiro desenhe na caixa o aplique, definindo assim o lugar onde ele será aplicado.
-Vá passando cola na caixa e colocando as pastilhas, deixando um pequeno espaço entre elas(1 ou 2 milímetros)
-Ao colar as pastilhas, quando chegar perto do desenho do aplique observe bem para não desordenar o trabalho que vinha sendo feito com as pastilhas .
-Terminando a aplicação das pastilhas(deixe secar bem) é hora dos apliques mas antes de colocá-los  eu preparo o rejunte com um pouquinho de agua filtrada deve ficar como uma massa de bolo não muito mole
passo sobre as pastilhas , cobrindo as laterais da caixa com fita crepe para não umedecer o MDF ou sujá-lo.
-É nessa hora que colo os apliques com bastante cola e passo o rejunte em volta dos apliques e com uma espatula pequena vou alisando o contorno dos apliques.
-Deixe secar uns 20 minutos.
-Limpar as pastilhas com a esponja levemente umedecida e deixo até o dia seguinte e então com o pano seco tiro o restante da massa de rejunte que sobrou. Com uma lixa dou uma melhorada em volta dos apliques no rejunte colocado ao seu redor (se necessário)
-Faço a impermebialização com cera de carnaúba e com uma meia dessas grossas ou um pedaço de malha faço um polimento suave.
O mosaico está pronto. O acabamento pode ser feito com uma patina provençal, pintura, patina com cera ou outro acabamento que você gostar e achar que combine.
Alguma dúvida? pode me escrever, que se eu puder ajudar estou a disposição. Bom trabalho amigas!

5 comentários:

Elaine Canha disse...

Linda, linda , linda Mirian

Com artesanato é assim mesmo. A gente começa testando e depois quando pegamos o jeito só o bolso nos segura rsrs

Beijos

Catarine Heiter disse...

Oiiii!!! estou voltando aos pouquinhos por aqui.. e nao poderia de deixar de dizer o primeiro oi para vc né? Estive muuuito ocupada com meu trabalho e minhas encomendas! Tenho aprontado tantas...rs.. muita novidade vem por aí.. passa lá sempre viu!! bjokas

Marcia disse...

Olá Mirian!
Obrigada pela visita, adorei vir aquí.
Beijos

Sá Ribeiro disse...

Oi miriam!!!
Obrigada por avisar sobre o link! já arrumei viu!! rs...obrigada pela visita volte mais vezes!
Um beijooo....

Unknown disse...

Oi Amiga, somos parceiras na troquinha borboletas no jardim. No dia estipulado nas regras da troquinha, mandarei os mimos para você e você mandará para mim. Mais pra frente te mando um e-mail para te mandar o meu endereço, ok?
Um abraço carinhoso,
Eli